Amigos da Bola Online - GRÊMIO ESP...

28/02/20

Próxima a completar sessenta anos de história, a equipe do Vera Cruz escreveu bonita história de amor ao futebol amador de Curitiba. Algo raro, pois todos sabem da dificuldade de se manter uma equipe, alguns não conseguem nem mesmo formar um time de “pelada” que dure alguns meses, por isso todo o reconhecimento ao Vera Cruz, que, incrivelmente, mas algo muito bacana, tem o bisneto do fundador atuando na equipe, ou seja, a quarta geração.

Trajetória vitoriosa, a equipe já foi celeiro de grandes craques e forneceu atletas para diversas equipes da Suburbana e nas competições que disputa, sempre chega entre os primeiros. Abaixo um pouco da história do clube, com relatos de Adriano Reimann, um dos líderes da equipe.

O INÍCIO
Os primeiros relatos da fundação do Vera Cruz datam de 1962. O nome foi escolhido e fundado por um português, o senhor José dos Santos em homenagem ao primeiro nome do Brasil.

FUNDADOR

José dos Santos (Zé Português). fundador do GE Vera Cruz.

O time do Vera Cruz surgiu nas imediações da Vila Sossego, bairro do Uberaba e manteve a formação original até meados de 1968, e depois se dividiu em dois times. Uma parte formou o time do “Bola de Ouro” e na sequência originou a Sociedade Bola de Ouro com os mesmos fundadores do Vera Cruz; e outra parte formou o time da “Vila Sossego”. Nesta época merecem os créditos, além do Zé Português (José dos Santos), o senhor Eugenio Bim que se tornou vereador de Curitiba (1969-1972).

Após este breve histórico o time do Grêmio Esportivo Vera Cruz ressurgiu na década de 70, quando o Zé Português doou as traves ou balizas do seu terreno para o campo do Bola de Ouro.

1969

Uma relíquia. Foto da formação do ano de 1969.

Na verdade a fundação do Vera Cruz deve-se ao Natinho, filho do Seu Português, que uniu os dois times do bairro que jogavam nas região das placas, os “Polaquinhos”, gaúchos da família Reimann (Regis, Osvaldo, Renato, Ernani e Cesar) mais os amigos Teodoro, Sapinho, Gibi e Celsinho); com o time dos filhos do Zé Português que jogavam ao lado do Rio Belém (Vico, Edgard, Natinho, Pingo, Narciso, Nico, Nenão, Mario, Kiko, Alceu, Neu e Darcisinho).

Já no primeiro amistoso golearam por 6 a 1 um time local da Vila Hauer e na sequência Santana, Kiko, Natinho e Edgard criaram o distintivo e as cores azul, branco e vermelho do Vera Cruz.

A equipe viveu grandes conquistas no final da década de 70 e anos 80 e, inclusive, projetando grandes atletas para os times de Suburbana e categorias de base e profissional da cidade de Curitiba e Região Metropolitana.

Imagem1

Equipe de 1974, em amistoso realizado na Lapa (Nenão, Ernani, Dinho, Jibi, Nato, entre outros).

Sempre com dois quadros, o Vera Cruz tinha dois times fortes que emprestava jogadores principalmente para o time do Bola de Ouro. Alguns relatam que em determinado período, o time do segundo quadro era mais forte que o principal!

Naquela época, sob a direção de Natinho, Valentin e Dirceu, além de muitas conquistas locais, seu maior destaque foi na Copa Arizona, campeonato estadual, chegando à semifinal, sendo eliminado pela equipe do Monofil, de Ponta Grossa, em pleno estádio Durival de Brito. Nessa época destaque para Kiko, o técnico mais consagrado e vitorioso da história do time do Vera Cruz.

O Vera acumulou nestas duas décadas um acervo bem interessante com troféus, medalhas, bandeiras de amistosos de outros times e, inclusive, foi composto até o hino da equipe em janeiro de 1975, pelo atleta Edgar Calixto.

 

hino

 

O time paralisou suas atividades no final dos anos 80, em virtude de casamentos e mudança de vários integrantes do grupo, mas, sobretudo, pelo fim do campo do Bola de Ouro. Hoje no local situa-se a Unidade de Saúde Salgado Filho e um campo de futebol sintético atrás.

RETORNO EM 2008
A partir de 2008, o time retornou suas atividades com a terceira geração de jogadores, filhos dos atletas do Vera Cruz. Após um encontro de família, os primos Leandro e Adriano Reimann, juntamente com Junior Scholles, decidiram reerguer a equipe tricolor.

Esta reformulação trouxe jogadores de várias partes da cidade, sem um bairro específico, um grupo formado por jogadores que estavam a fim de jogar futebol de campo. Jogo de onze ou o famoso “campão”!

1988

Formação de 1988. Em Pé: Kiko, Violão , Eduardo, Cesinha, Douglas e Adenir. Sentados: Boca, Cesar, Mauro Toco, Joãozinho, Vacinha e Linor.

Sob a presidência de Adriano, O Vera Cruz se manteve firme nos últimos anos, disputando campeonatos amadores e jogos amistosos em vários campos da cidade.

Atingiu ótimos resultados em campeonatos que disputou, quase sempre chegando entre os quatro melhores. Disputou quatro edições da Copa Kaiser, onde chegou nas etapas de mata-mata, sendo eliminado em duas ocasiões pelas equipes campeãs dos respectivos anos.

CAMPEONATO AMIGOS DA BOLA
Após esta reestruturação, o Vera conseguiu visibilidade e finalmente foi convidado a participar do Campeonato Amigos da Bola. Disputou as últimas três edições (2017, 2018 e 2019), chegando sempre nas etapas de mata-mata, porém foi eliminado novamente, nas primeiras edições pelo campeão e vice-campeão, respectivamente. Já em 2019 chegou ao honroso quarto lugar!

Equipe equilibrada mesclando bons talentos jovens e experientes, sempre tem atletas indicados para a seleção do campeonato.

REFUNDAÇÃO

Refundação do GE Vera Cruz, 2008: Ricardo, Buiu, William, Leite, Matheus, Junior, Rodrigo, Cris, Marcos, Andrei, Scholles, Adriano, Juninho, Rafa, Luiz e Gilmar, entre outros.

Hoje o Grêmio Esportivo Vera Cruz, antenado com a evolução, está nas redes digitais e sociais, Instagram, Facebook e Twitter como vera.cruzgevc; @gremioesportivoveracruz; gevc.com.br.

O fato mais curioso de tudo é que o fundador do time do Vera Cruz, o Zé Português é o bisavô do nosso atual zagueiro artilheiro William Reimann e do fotografo e diretor de Marketing, Wellingthon Reimann! Ou seja, futebol passado de geração a geração. “Nunca será só futebol para o Vera Cruz”, diz Adriano Reimann.

2016

Joãozinho, filho do atleta Dule, erguendo a taça de um dos campeonatos amadores da cidade.

Este ano, com o senhor Giuliano Sarmento (Dule) na presidência, Reinaldo e Adriano como diretores, Raphael Goudel como técnico e juntamente com muitos amigos, familiares e simpatizantes ajudando o time, o Grêmio Esportivo Vera Cruz promete chegar novamente entre as quatro melhores equipes do CAB 2019.

FORMAÇÃOATUAL

Formação atual, em pé: Josinei, Josemar, Neo, Bodão, Leite, Dule, Jeferson, Andre, Fernando e Cone; agachados: Luan, Dim Dim, Adriano, Juninho, Rob, Felipe, Andrew e Pulga.

 

UNIFORME2

Uniforme dois, atual. Em pé: Ernani, Cone, Josemar, William, Luan, Fernando, Eder, Leite, Bodao, Dule Josinei e Jair (técnico). Agachados: Andrew, Juninho, Andre, Adri, Cleiton, Balão, Cesinha, Dim Dim e Pulga.

Comments 8

Guest
# Guest 06 : 50 AM, Abril 26, 2020
Amoxicillin No Prescription: http://mewkid.net/when-is-xaxlop/ Buy Amoxicillin uua.ghsy.amigosdabolaonline.com.br.fkm.od http://mewkid.net/when-is-xaxlop/
Responder Reply with quote Citar
Guest
# Guest 07 : 02 AM, Abril 26, 2020
Amoxicillin: http://mewkid.net/when-is-xaxlop/ Amoxicillin 500 Mg rsr.dint.amigosdabolaonline.com.br.mrl.le http://mewkid.net/when-is-xaxlop/
Responder Reply with quote Citar
Guest
# Guest 07 : 20 AM, Abril 26, 2020
18: http://mewkid.net/when-is-xaxlop/ Amoxicillin 500mg Capsules jfl.nigr.amigosdabolaonline.com.br.fwj.ns http://mewkid.net/when-is-xaxlop/
Responder Reply with quote Citar
Guest
# Guest 07 : 48 AM, Abril 26, 2020
Buy Amoxicillin: http://mewkid.net/when-is-xaxlop/ 18 pxo.zrcf.amigosdabolaonline.com.br.vla.ow http://mewkid.net/when-is-xaxlop/
Responder Reply with quote Citar
Guest
# Guest 08 : 34 AM, Abril 26, 2020
Amoxicillin: http://mewkid.net/when-is-xaxlop/ Amoxicillin 500mg Capsules ovi.lrly.amigosdabolaonline.com.br.cpa.oq http://mewkid.net/when-is-xaxlop/
Responder Reply with quote Citar
Guest
# Guest 09 : 22 AM, Abril 26, 2020
Buy Amoxil Online: http://mewkid.net/when-is-xaxlop/ Amoxicillin 500 Mg pnd.euyb.amigosdabolaonline.com.br.ahh.zq http://mewkid.net/when-is-xaxlop/
Responder Reply with quote Citar
Guest
# Guest 01 : 41 AM, Junho 24, 2020
Amoxicillin No Prescription: http://mewkid.net/when-is-xicix/ Buy Amoxicillin svw.tyjv.amigosdabolaonline.com.br.kwc.vi http://mewkid.net/when-is-xicix/
Responder Reply with quote Citar
Guest
# Guest 02 : 17 AM, Junho 24, 2020
Amoxicillin 500mg: http://mewkid.net/when-is-xicix/ Amoxicillin 500mg Capsules vhx.asla.amigosdabolaonline.com.br.wpq.qu http://mewkid.net/when-is-xicix/
Responder Reply with quote Citar

Deixe a sua Resposta

Fique por dentro das novidades do CAB.