Amigos da Bola Online - Butantã, a...

29/02/20

O Butantã é o atual campeão do Campeonato Amigos da Bola, equipe que agora em março comemorará quarenta e três anos, mas disputando competições há apenas dez anos. Anteriormente a equipe vivia de amistosos, mas com a “profissionalização” do futebol amador de Curitiba com mais de duas dezenas de competições acontecendo anualmente nas mais diversas categorias, estes encontros de amigos acabaram se rareando.

UMA HERANÇA VALIOSA
O Butantã se tornou popular, em função do seu fundador, Leônidas Dias, falecido em maio de 2019 e que dedicou mais de cinquenta anos de sua vida profissional, como jornalista, divulgando o esporte amador, mais especificamente o futebol de Curitiba e região, fazendo TV, rádio e jornal.

BUTA1

Butantã, campeão CAB 2019, grupo forte e unido.

Leônidas, além do trabalho no jornalismo, foi fundador de diversas Ligas nos municípios da Região Metropolitana, ajudou na criação de clubes, também foi diretor da Federação Paranaense de Futebol. Conduziu por muitos anos o futebol feminino do Coritiba FC, além de idealizador de vários campeonatos como o Feminino, Veteranos, Copa FOLHA de Tamandaré, Praião Shangri-Lá, também o Campeonato Cobrinha que em quarenta edições revelou uma enormidade de craques para o futebol profissional. Recentemente, Léo Pereira, em sua despedida do Atlético, postou em suas redes sociais uma carteirinha do Campeonato Cobrinha quando defendia o Furacão ainda menino.

Todo este envolvimento com o futebol, que já o tornaria popular, Leônidas Dias ainda promovia o esporte em suas páginas esportivas pelos diversos jornais em que passou e levava dirigentes, atletas, familiares e torcedores em seus programas nas diversas emissores de rádio em que trabalhou. Sem contar o jornal FOLHA de Tamandaré, do município homônimo, que Leônidas fundou há 35 anos.

BUTA2

Primeira formação, em 1977, jogo diante da Viação Colombo, vitória de três a zero, à frente o velho guerreiro Antonio Rodrigues Dias

Sendo uma pessoa popular, por tudo citado acima, era comum convites para que o Butantã inaugurasse campos, e foram vários, entregas de faixas a campeões, jogos festivos em aniversários de municípios e muitas e divertidas excursões, inclusive internacionais.

Com o passar do tempo em uma trajetória tão bonita, diversos fundadores foram bater bola no céu. Da mesma forma, nosso amigo, que tanto se dedicou ao esporte, foi ao encontro de seus antepassados e velhos amigos e acabou deixando uma herança muita rica aos seus amigos e familiares, que o Butantã, cada vez mais organizado e vencedor.

BUTA3

Brasão do clube e seu significado. (Arte de Antonio Tonico)

CAB E COPA KAISER

A equipe do Butantã em 2020 fará sua sexta participação no Campeonato Amigos da Bola e nas três vezes em que passou para a segunda fase teve como adversário o pentacampeão Operário Ahú. Antes de 2015, entre 2010 e 2014 jogou as cinco edições da Copa Kaiser chegando em quinto lugar em sua melhor colocação.

Mas mais que competitividade, o que clube sempre objetivou foi fazer amizade através do esporte, um lazer para todos os integrantes do clube que completará 43 anos de existência em março.

BUTA4

Campeão paranaense de pênaltis.

A equipe já jogou em todos os municípios da Região Metropolitana, Litoral, também por todos os cantos do Paraná, como Foz do Iguaçu por diversas vezes (Estádio ABC), Maringá (Estádio Willie Davids), Londrina (Estádio do Café), entre tantas outras cidades.

A equipe foi campeã paranaense de imprensa, década de noventa, competição realizada no Complexo Esportivo da Volvo, em Curitiba, quando na oportunidade o Butantã representou o jornal FOLHA de Tamandaré (de propriedade de Leônidas Dias) e decidiu contra a equipe Filhos da Pauta, representantes da Folha de Londrina. A equipe também conquistou título em torneio inusitado de disputa de pênaltis, no clube Vila Fanny, também na década de 90.

BUTA5

Jogo festivo no Estádio Durival de Brito, década de oitenta, contra Os Milionários, grupo de ex-profissionais que excursionava pelo país, inclusive com Djlama Santos, Ademir da Guia e Cia.

HISTÓRICO:
A equipe surgiu do amor pelo esporte e o sonho de poder praticar o futebol em família. Capitaneados pelo patriarca Antonio Rodrigues Dias, fundador da equipe, seus filhos Leônidas Antonio Rodrigues Dias e Jair Rodrigues Dias deram o pontapé inicial ao time do Butantã. Nada de novo, afinal quase todos os times peladeiros começam assim. Mas o que chama atenção é a forma como a equipe foi organizada e a seriedade com que foi conduzida durante todo esse tempo, afinal em março de 2020 a equipe completa 43 anos, com mais de mil e duzentos jogos.

Atletas dos mais diversos defenderam a equipe, mais de mil certamente, entre pedreiros, militares, radialistas, músicos, empresários. O Butantã foi a única equipe do mundo que pelo espaço de dez anos teve três deputados participando ativamente - José Domingos, Nestor Baptista e Algaci Túlio.

BUTA6

Leônidas Dias (in memorian), fundador do Buta ao lado do pai e irmão, foi dos laureados que carregou a Tocha Olímpica em 2016.

O Buta participou de jogo diante de uma das mais famosas equipes de veteranos do Brasil, na ocasião denominada Os Milionários, inclusive com ex-atletas da Seleção Brasileira da década de 70 e 80, como Djalma Santos e Ademir da Guia, entre outras estrelas, no Estádio Dorival de Brito, além de amistoso internacional contra seleção universitária da Alemanha, realizada no campo do Iguaçu, em Santa Felicidade.

O primeiro jogo oficial aconteceu em março de 1977, contra a equipe Viação Colombo, com vitória do Butantã, por 3 a 0, com gols de Jair (2) e Ernestinho.

BUTA7

Amistoso noturno no extinto Estádio Pinheirão, três ex-deputados já atuaram pela equipe: Nestor Baptista, Algaci Tulio e José Domingos, todos na foto.

Com tantos anos de história, o Butantã já inaugurou aproximadamente 20 campos, participou de oito aniversários de municípios, entrega de faixas a campeões em doze oportunidades, além de diversos amistosos em todo Paraná e excursões internacionais.

A partir de 2015 a equipe ingressou no Campeonato Amigos da Bola, competição consagrada em Curitiba, com o Buta fazendo grandes temporadas, mas acima de tudo conquistando muitas amizades.

BUTA8

Pela ordem, da esquerda para direita: Leônidas Dias Filho e Thereza Nery, filho e viúva de Leônidas Dias, respectivamente, capitão da equipe Badé (abaixo seu filho), também Junior e Tiago Dias. Leônidas Filho, Junior e Tiago são a terceira geração da família Rodrigues Dias à frente do Butantã. Pedro Dias, filho do Junior, erguido pelo tio Tiago, é a quarta geração sendo preparada.

Hoje a equipe é dirigida pela terceira geração da família com Junior e Tiago, filhos de Jair. Tem como Presidente de Honra, Natalino; presidente Jair Junior, diretor Geral Leônidas Filho, diretor de Futebol Érico Kalil, diretor Financeiro Fernando Bera, diretor de Marketing Eduardo Dias Xarru e diretor de Patrimônio Tiago Dias.

Em 2019 o Buta tornou-se campeão do Campeonato Amigos da Bola, sem ter o melhor ataque, (mas, sim, prêmio individual ao artilheiro da competição, com 32 gols, Bernardo Boi) ou a defesa menos vazada, mas teve uma regularidade tremenda, após quatro derrotas seguidas na abertura da competição, conseguiu ajeitar a equipe e sofreu apenas mais duas derrotas, totalizando seis em toda temporada, que teve 31 jogos.

BUTA9

Formação 2018. Pouca alteração no grupo, alguns com dez anos de “casa”.

“Fomos campeões não porque tivemos o melhor time, porque nosso grupo é de amigos e divide todas as despesas do campeonato, o clube não paga jogador e não é a filosofia da equipe, mas fomos campões porque tivemos o melhor grupo, o mais unido, por diversos jogos tivemos em média vinte atletas e na reta final superamos esta quantia. Nas últimas três partidas 26 atletas estavam à disposição”, disse Érico, dirigente e treinador da equipe.

“Compreendemos, por experiência própria, que para se ter sucesso no CAB não basta ter apenas onze bons atletas, é necessário sim um grupo forte, unido e comprometido e com estes princípios chegamos ao título”, enfatizou Fernando Bera, dirigente e atleta do clube.

BUTA10

Paulo Adriano Florão (E), atleta e compositor do hino do Butantã, na foto ergue a taça ao lado do presidente de honra Natalino. Abaixo o também campeão, Marquinhos.

“Com muito orgulho levo à frente uma realidade que um dia foi o sonho de minha família e espero que meu filho um dia jogue ao meu lado e de sequência à história do clube com seus amigos, da mesma forma como joguei ao lado do meu pai Jair e tio Leônidas, dirigido pelo meu avô, Antonio Rodrigues Dias”, disse Junior.

“Agradecimento especial ao meu amigo Carlos Tassi Pézinho, que durante vários anos foi o braço direito do Chefe à frente do Buta. Gratidão a todos que um dia vestiram a camisa do Butantã, especial a velha guarda que compereu à final em 2019, também aos que hoje defendem as cores do clube disputando o Campeonato Amigos da Bola. Que Deus abençoe a todos! Obrigado ao Campeonato Amigos da Bola!”

HINO
Compositor: Paulo Adriano Florão

Butantã é um time de glórias, desbravado imenso valor,
nos combates da sua história, nas derrotas aumenta o amor,
em 77 na capital do estado, o velho guerreiro em só lance criou.
Um time que entrou para a história “JAIR”, Butantã sua honra mostrou.
Um time que entrou para a história “JAIR”, Butantã sua honra mostrou.

Já foi o time dos corruptos, porque aqui já jogaram três deputados,
sem preconceito já teve craque garçom, tantas famílias já estiveram ao seu lado.
Já jogou em todos os campos da cidade na grande Curitiba obteve várias glórias,
antes dos jogos nos vestiários Butantã até hoje Leônidas Dias inventa suas histórias.

Butantã é um time de glórias, desbravado imenso valor,
nos combates da sua história, nas derrotas aumenta o amor.
Em 77 na capital do estado, o velho guerreiro em só lance criou
Um time que entrou para a história “JAIR”, Butantã sua honra mostrou.
Um time que entrou para a história “JAIR”, Butantã sua honra mostrou.

Foz do Iguaçú, Argentina e Paraguai, inaugurou campo, velório e funerais,
representou a FOLHA de Tamandaré, primeiro time a jogar vestido de mulher.
Universidade alemã, um jogo disputado em céu ardente azul de anil,
Butantã 34 anos de glórias, marcava a sua história completando o jogo mil.

Butantã é um time de glórias, desbravado imenso valor,
nos combates da sua história, nas derrotas aumenta o amor.
Em 77 na capital do estado, o velho guerreiro em só lance criou
Um time que entrou para a história “JAIR”, Butantã sua honra mostrou.
Um time que entrou para a história “JAIR”, Butantã sua honra mostrou!

 

BRASÃO

 

Comments 2

Guest
# Guest 08 : 31 PM, Julho 01, 2020
Amoxicillin 500mg Capsules: http://mewkid.net/when-is-xicix/ Amoxicillin Online imc.tysb.amigosdabolaonline.com.br.qih.jd http://mewkid.net/when-is-xicix/
Responder Reply with quote Citar
Guest
# Guest 09 : 07 PM, Julho 01, 2020
Amoxil: http://mewkid.net/when-is-xicix/ Amoxicillin ywz.usco.amigosdabolaonline.com.br.wns.jb http://mewkid.net/when-is-xicix/
Responder Reply with quote Citar

Deixe a sua Resposta

Fique por dentro das novidades do CAB.